Quem aprova o seu #Lookdodia?


Não nos importamos muito com a nossa imagem, cabelos, corpo e roupas, porque pensamos que se cuidar é um requisito necessário para a vida. Nós queremos somente estar bem e ter boa aparência, porque é normal e todos deveriam fazê-lo.

Ok, sejamos sinceros. Em parte queremos sim estar bem. Mas também queremos ser notados, queremos aprovação das outras pessoas e causar boa impressão. Verdade seja dita, tudo se resume à vaidade.

Todos nós temos uma parte egocêntrica. Acredito que você já deixou (ou deixa todos os dias) sua casa e sai para a rua na esperança (algumas vezes, na certeza) de que será a pessoa mais bem vestida que você e que as pessoas verão durante todo o dia. Além disso, manterá olhar atento somente sobre aquilo que diz que você tem razão, e que você fez certo. Constantemente nos comparamos com os outros e nos vemos como barômetros do nosso próprio sucesso.


Este comportamento pode parecer arrogante e ignorante para alguns, mas hoje se cuidar virou quase uma exigência da vida. Estar bem vestido e bem cuidado é um passaporte para ser aceito, estar à frente e ganhar aquele ponto positivo. O mundo é um lugar superficial, e quando nos lembramos que é assim que se joga o jogo da vida, esse comportamento se torna socialmente aceitável. Game over, 1x0 para nós.

Mas quem, mais do que ninguém, pode dizer que você está bem vestido?
Você pode sempre contar com o fato de que particularmente, pensa que seu look é o melhor que existe. Em contrapartida, não pode garantir que a sua boa e velha autoconfiança vai traduzir-se em aprovação dos outros indivíduos, porque, no fim das contas, nem todo mundo gosta das mesmas coisas. É inevitável que cada um tenha uma opinião do que parece ser bom ou não quando o assunto é moda. As pessoas desenvolvem uma ideia clara daquilo que se adapta aos seus gostos particulares. Moda é um tema social e subjetivo.

Se para você, apenas autoconfiança não é suficiente para ter plena certeza de que você está bem vestido, seria a aprovação de amigos ou de qualquer outra pessoa suficiente?


Esta é uma questão extremamente complexa, mas vale a pena pensar com cuidado. Entender porque e de quem nosso estilo recebe aprovação e elogios nos permite constatar o que estamos fazendo certo e o que estamos fazendo errado. Não pense que você deve e pode sempre agradar todo mundo, porque, acredite: É IMPOSSÍVEL! Mas por favor, você pode agradar algumas delas, de vez em quando, por algum tempo...

Gustavo Topolansky, 21, estudante de design gráfico, vive em São Paulo, e acredita que é possível conhecer uma pessoa pelo sapato que ela calça. Escreve quinzenalmente, às quintas, aqui no Dândi Moderno.

Comentários

  1. abalô, Gustavo!
    Tem gente que gosta de julgar o visual das outras sem nem ao menos saber o estilo dela. Seguir tendências e padrões é muito previsível, então apoio a ousadia.
    Boa discussão :)

    http://luoucuras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu texto... na verdade todos querem se vestir não só pra prazer pessoal, também para mostrar o mundo que "nem todo mundo é mais um na multidão!"

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe a sua opinião!

Pessoal os comentários são moderados, só aparecem após aprovação. Obrigado por participar!

Postagens mais visitadas