50 Mitos e Verdades sobre blogs, blogueiros e moda (1/3)

Pessoal, nesse especial Mitos e Verdades sobre blogs, blogueiros e a moda, vocês poderão entender com um pouco mais de profundidade a realidade de quem está envolvido neste mundo onde nem tudo são flores... espero que vocês aproveitem e se divirtam também. 

Nesta primeira parte, fiquem com os 15 primeiros esclarecimentos sobre o tema, que tal tentarem descobrir se é mito ou verdade? 


1 - Blogueiro é obrigado a dar a sua opinião seja positiva ou negativa.

Mito, esse é um dos maiores mitos que recai sobre os blogueiros, essa necessidade de emitir a opinião sobre tudo e todos nem sempre é uma boa idéia. Se não domina o assunto ou se a opinião é baseada em achismos,  possivelmente os argumentos serão fracos e sem credibilidade. Às vezes é melhor não falar nada do que falar besteira. E não caia na tentação de falar mal pra polemizar, os leitores percebem e fica ainda mais feio.

2 - Blogueiro não tem ética.

Mito, esse é forte e super tendencioso, na realidade é uma tentativa que alguns maus jornalistas bitolados utilizaram para arranhar a reputação dos blogueiros, a origem desse mito é a suposta teoria de que somente quem cursou uma faculdade de jornalismo poderia transmitir as notícias com ética. E se por acaso blogueiros quisessem escrever deveriam usar a mesma ética. Esse mito cai por terra, pois é sabido de todos, que todas as profissões têm ética, os médicos, os professores, os administradores, etc... Todos têm ética... até mesmo quem não fez faculdade também tem ética... Enfim é tão absurdo que é difícil até explicar como surgiu.

3 - Blogueiro só fala de roupa cara e inacessível.

Mito, se você tem achado isso talvez esteja olhando apenas uma parcela dos blogs. Existem muitos blogs que se preocupam em traduzir as idéias das passsarelas e marcas caras em idéias acessíveis na atitude e no bolso. Procure mais... aliás se você lê o Dândi Moderno, percebeu que não é assim... aqui mesmo falamos de moda masculina, se tem qualidade, inovação, interesse, a gente publica mesmo, seja caro ou não!

4 - Blogueiros recebem sempre muitos convites para o São Paulo Fashion Rio.

Mitíssimo, rs, nós temos que suar atrás de convites e normalmente conseguimos somente o nosso, não dá nem para levar aquele amigo para ficar discutindo o desfile.



5 - Blogueiros só estão afim dos jabás.

Mito, tem que fazer o blog por amor a moda mesmo. Quem estiver a fim de jabá provavelmente vai se frustrar e acabar abandonando o blog, começar a produzir textos sem qualidade ou ainda começar a copiar o conteúdo dos blogs campeões de jabá. Não comece se a sua intenção é essa.

6 - Colabora para 20 sites, mas até agora não teve nenhum retorno.

Verdade, esse é muito comum, ok, o 20 é exagero, mas tem muita gente que colabora em váaaarios sites e até hoje eu recebo propostas falando que amam o meu trabalho, e que a contrapartida vai ser a divulgação do meu nome e meus textos... Caras, fiquem atentos, nem na Vogue os profissionais estão mais aceitando trabalhar por baixa remuneração. Agradeça o convite, recuse e valorize o seu trabalho!

7 - Depois que acabaram com a obrigatoriedade do diploma todo blogueiro virou jornalista.

Mito, socooorro, os blogueiros em sua maioria estão aí para transmitir opiniões e não notícias, então é bem exagerado dizer que o blogueiro virou jornalista, esquece isso, cada um na sua praia. (Update: me falaram que já voltou a obrigatoriedade do diploma)

8 - É um saco ver o mesmo assunto em todos os sites e blogs.

Verdade, principalmente quando o assunto é copiado e colado dos sites grandes, mãããsss os leitores precisam saber que os blogueiros recebem os mesmos releases das assessorias das marcas, que são textos prontos que servem para divulgar algum lançamento, evento, etc... e que muitas vezes salvam a vida dos blogueiros que tem um emprego formal além do blog, e sim, dá agonia não publicar posts por vários dias, a gente se cobra muito e acaba publicando o release igualzinho recebemos da assessoria.

9 -Ecobag é o melhor brinde ever!

Mito, todo mundo, blogueiros ou não, já quis ter aquela ecobag distribuída no desfile ou nos lounges das semanas de moda. Porém, já ficou batido né, só quem tem umas 10 ecobags não usadas guardadas no armário sabe o que eu to dizendo. E olha, pelamordedeus, fazer sorteio de ecobag é o fim da carreira do mundo dos blogs... #LouisVuittonChora 

10 - Erra o look, mas não erra no português.

Verdade,  é muito broxante ver um blog cheio de erros de português, pelo melhor conteúdo que tenha, não adianta, perde a credibilidade, e vira piada na rodinha dos blogs, cuidado com a sua língua pátria... rs!

11 - Estou pensando em ter um blog de moda...

Mito, hahaha, como assim? Pra ter um blog de moda você tem que ter certeza do que quer... dá muito trabalho, você vai ser super cobrado e vai se super expor... só entre nessa quando estiver certo de que pode ser legal para você... Leia novamente o item 4 e 5... hehehe

12 - Eu não participo de concurso com mecânica muito complexa.

Verdade, eu também não participo, quem faz esses tipos de sorteio duvida da inteligência do leitor, e ao invés de ajudar a marca que está “patrocinando” o sorteio  acaba só atrapalhando a imagem da marca.

13 - Eu tenho a sensação que só amigos de blogueiros ganham os sorteios.

Mito e Verdade, no meu eu garanto que são sérios, mas já vi alguns que me surgiram dúvidas, mas não posso por minha mão no fogo nem pela lisura de todos, muito menos acusar indevidamente, vai do leitor perceber quem parece honesto e quem não parece...

14 - Existem muitos blogueiros puxa-saco.

Verdade, têm muitos mesmo, mas como eu sou educado não vou apontar o dedo na cara de ninguém, mas desconfiem de elogios muito exagerados, se você não conseguir entender as justificativas dos elogios... pode ser puxação de saco gratuita!


15 - Não precisa ser especialista pra ter um blog.

Verdade, precisar, não precisa, mas sobre qualquer assunto eu prefiro ouvir a opinião de quem sabe do que está falando, do que ouvir uma patricete que só gosta de fazer compras, ou do bebum da turma querendo dar uma de entendido em bebidas... Mas cada um com a sua opinião né?!... Eu prefiro dar crédito pra quem estudou ou trabalhou no tema que está sendo tratado... Sei que vocês no fundinho também concordam.

Em uma próxima postagem mais 15 mitos ou verdades aqui para vocês...

UPDATE: 2ª Parte já está no ar! NEW - 50 Mitos e Verdades sobre blogs, blogueiros e moda (2/3)

O que acharam? 

Comentários

  1. Incrível é que concordei com tudo! Ótimo post, quem dera todos os blogueiros famosos ou não lessem este texto!

    http://garotasrosachoque.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post estou curioso para ver a próxima parte!


    http://NemParisNemNY.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo. e o que mais me chamou atenção, foi a parte que fala sobre os erros de português, desilusão ortográfica não dá. HAUSHAUSH Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. arrasou Paulo! Adorei e já quero ver os outros 35 itens ;*

    http://luoucuras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Achei otimo o post. São muitos os mitos mesmo!

    ResponderExcluir
  6. amei, add me no face please, tenho uma página lá e tenho um blog, www.heddy.com.br
    abraços, heddy dayan
    não entendo muito sobre moda masculina, mas edtou adorando o dândi

    ResponderExcluir
  7. Amore, parabéns! adooorei o post, disse tudo. Os ítens 6 e 8 estão perfeitos, é bem isso mesmo, aliás, todos os ítens estão 10. Quero ler o resto, já estou ansiosa rsrs
    BjoBjo;)
    Celina Alves
    Luxos e Luxos

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o post, concordo que para escrever sobre um assunto deve-se pelo menos dominá-lo, mas a internet é o mais democrático meio de comunicação e tem espaço para todos os blogs. Só não concordo com os blogs que escolhem roupas em lojas, tiram as fotos no provador e postam - minhas escolhas na loja tal-.Acho mais interessante quem consegue manter um blog sugerindo looks com as roupas que tem no guarda-roupa, diria que fica "mais real" hehe
    Abraço
    Ane D.
    www.santapashminablog.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe a sua opinião!

Pessoal os comentários são moderados, só aparecem após aprovação. Obrigado por participar!

Postagens mais visitadas