Casual Corporativo


Você arrumou um novo emprego e acaba de descobrir que a maneira de se vestir deve ser “casual corporativo”. Casual o quê? Calma! Não se desespere. Pelo menos não com o seu guarda-roupa. Casual corporativo é menos formal que terno e gravata, mas também não é jeans e chinelo. 

Vamos te dar dicas para se manter tão alinhado quanto o cara ao seu lado, e por muito menos.

Embora dependa do tipo de local em que você trabalha, traje casual corporativo geralmente quer dizer informal, profissional e comportado. “Você não precisa usar gravata, tudo bem, mas também não é para ir com calça de moletom. Pense no look de uma forma geral e faça com que as peças combinem”, recomenda Khurshid Begum, especialista em moda. 

Veja como fazer isso:

Passo nº 1: Confira o que você já tem

Todo mundo tem um jeans, então, se você não tem uma calça jeans escura, de corte reto, precisa imediatamente de uma. Se o seu trabalho é do tipo mais criativo, o mesmo vale para um par de tênis pretos, seja de tecido ou couro. Provavelmente você tem algumas camisas de botão e manga comprida e uma calça de cor neutra. Essas são as bases. "O segredo aqui é parecer arrumado sem ser formal. Isso quer dizer que suas roupas não devem estar muito deterioradas. Se você perceber que a parte das axilas já está amarelada ou que os colarinhos estão desgastados, troque a peça", sugere Begum. E nada de usar roupas amassadas. Elas passam uma impressão de desleixo.

Passo nº 2: Preencha os vazios do seu guarda-roupa

Se estiver tentando conter os gastos, mantenha as cores básicas; não compre calças laranja ou camisas verdes, pois elas serão usadas com muita limitação. Prefira cores neutras, como azul, cinza e bege para fazer mais combinações com o mesmo grupo de roupas. A grande sacada é conseguir combinar cada peça que você comprar com, pelo menos, dois outros itens. É assim que você configura o seu guarda-roupa, não apenas comprando mais e mais roupas.

Tenha em mente a seguinte lição como algo fundamental: um cinto legal, um sapato de couro resistente, peças de cor cáqui, uma boa jaqueta e diversas camisas (duas brancas, duas azuis e duas listradas, para dar uma variada). O especialista também recomenda ter meia dúzia de pares de meias pretas que cheguem até a panturrilha e uma bege. “A forma mais fácil de ser taxado como bobo é aparecer com um look excelente e arruinar tudo mostrando meias brancas esportivas", alerta ele.

Passo nº 3: Faça a combinação

Você pode vestir uma camisa azul com uma calça cáqui duas vezes por semana, mas dê uma mudada na segunda vez, talvez optando por uma camiseta, ou por uma gravata slim fit (outro bom item extra se couber no seu bolso). Se você for usar a gravata e estiver no ambiente certo, poderá até usar tênis para contrastar com o look. A consultora de moda Patty Villar sugere o que você deve vestir para variar com a calça caqui. “Use uma calça jeans com uma lavagem bem escura, estilo dark blue, camisa de algodão com listras finas em azul e branco mas que seja mais justinha no corpo. O sapato pode ser de cor clara ou colorido”, ensina ela.

Passo nº 4: Lojas

Escolha marcas masculinas mais modernas como Aramis, Osklen e Reserva. Tudo bem! Nós sabemos que elas estão acima do que você gostaria gastar mas é apenas para se inspirar. Escolha alguns looks básicos dessas lojas (até mesmo na vitrine) e use-os como ideias antes de ir até lojas mais acessíveis ou as lojas de departamento como a Renner.

Gentilmente cedido para Dândi Moderno, por Michael Rovner For Men's Life Today

Comentários

  1. amei, amei as dicas! E esse estilo é muito chique, né?

    ResponderExcluir
  2. ótimo texto, vc poderia agora dar um exemplo né? tipo usando seu guarda-roupa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe a sua opinião!

Pessoal os comentários são moderados, só aparecem após aprovação. Obrigado por participar!

Postagens mais visitadas