Autocobrança não ajuda a alcançar os seus objetivos


Esse não é um texto sobre moda, mas pode dizer que é sobre estilo de vida. Eu acabei de receber esse conteúdo no meu e-mail e ele me acertou com tanta força que eu tive que publicar ele na hora #quetirofoiesse . Espero que ele possa ajudar vocês também assim como me proporcionou um respiro nessa ansiedade toda que eu to vivendo, hehe!
Lá vai!

2018 acabou de começar e é nítido o excesso de autocobrança que boa parte das pessoas já está vivendo. Não por menos, pois muitas vezes estão, há muitos anos, tentando conquistar algo sem êxito. Como iniciar a dieta, começar as atividades físicas ou usufruir mais tempo com a família.

Exatamente por isso, que já começo esse artigo com uma das bases da Programação Neurolinguística (PNL) e da Hipnose que norteiam o meu trabalho: atitudes iguais geram resultados iguais. Se você quer ter um resultado diferente, independente de qual seja o seu objetivo, então tenha atitudes diferentes. Até porque, se somente a sua autocobrança fosse fazer algo por você, com todo o tempo que você já se cobra, ela já teria feito, concorda?

Se você quer ter algum resultado diferente do que está alcançando em sua vida, então tenha atitudes diferentes. Até porque, se sua autocobrança fosse fazer algo por você, com todo o tempo que você já se cobra, ela já teria feito!


Logo, para começar a ter atitudes diferentes, o primeiro passo é deixar de se cobrar em excesso, pois isso só gera tensão e enrijece todo o seu corpo. Aqui vale lembrar que o cérebro também é um órgão do corpo humano, e tenso ele não vai produzir nada de bom.

Segundo passo, você precisa compreender o funcionamento da sua mente, para assim conseguir o que quer. E nesse cenário, é preciso entender um sistema da nossa mente que é responsável pelo nosso foco. Sabe quando você compra um carro e começa a ver dezenas do mesmo carro nas ruas? Ou quando vai ser mãe/pai e vê várias gestantes? Então essa função do foco acontece automaticamente, mas se você não está alcançando um objetivo então temos de calibrá-lo.

Por isso, pergunte-se: "Qual é o meu objetivo?" (objetivo é aquilo que você quer, pode ser saúde, estética, dinheiro, trabalho, relacionamento, etc.). Depois pergunte-se: "Quais são as dificuldades que enfrento ou posso enfrentar para alcançá-lo?". E, liste pelo menos três. E, nesse momento reflita nos seguintes questionamentos: Quando você pensa no seu objetivo, o que vem primeiro a sua mente? Onde está colocando o seu foco? No que deseja ou nas dificuldades?

Possivelmente a sua resposta é em uma das dificuldades. De nada adianta ficar se cobrando, pois você não vai conseguir sair do lugar desse jeito. Agora, para mudar, você pode usar uma técnica rápida e fácil - a palavra MAS. Sim! Simples assim!

Costumamos usar a palavra, "MAS" de maneira incorreta, pois ela serve como um "apagador" mental e tudo o que vem antes dela não será considerado pela sua mente. Ou seja, se eu disser, por exemplo que o meu objetivo é fazer uma faculdade e penso "Eu quero fazer uma faculdade, MAS é cara" ou começar a fazer exercícios físicos e disser "Eu quero fazer academia, MAS não tenho tempo", a sua mente vai ressaltar apenas o que vem depois do, MAS. Repita essas frases e perceba que até a sensação é ruim e isso ficará em destaque na programação mental.

Agora pense na frase ao contrário:
"É cara, MAS eu vou fazer a faculdade" ou
"Eu não tenho tempo, MAS eu vou fazer academia".

Percebe a diferença? Até a sensação muda!

Use sempre a regra, deixe a dificuldade na frente da frase + MAS + o que você deseja! E comece a programar melhor a sua mente. Acredite, essa pequena dica já pode produzir mudanças em vários aspectos à sua vida. Faça! O que tem a perder? Ao contrário, irá ganhar muito!

E lembre-se sempre, a sua mente não está contra você, ela pode estar apenas mal programada.

Adaptado de um texto de Mariana Vieira

Mariana Vieira - Hipnoterapeuta clínica, com certificações internacionais pela ABH – The American Board of Hypnotherapy e Instituto Milton H. Erickson (USA), especialista em Programação Neurolinguística com certificação da The Society of NLP™ e Psicoterapeuta Transpessoal.

Serviço:
Roma - Instituto de Desenvolvimento Humano
Site: www.romatreinamentos.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas