Streetwear: Liberdade e personalidade para vestir


O Streetwear começou a surgir na década de 1960 na Grã-Bretanha. Fusão de arte popular, música e política, seus looks são criados por indivíduos que por meio da moda, expressam sua personalidade e comportamento.

Além de imprimir no vestuário seu estilo e marca pessoal, era comum no Streetwear até os anos 90 que as culturas urbanas fossem segregadas pelo vestuário. Era fácil saber quem era punk, quem era rapper, clubber ou roqueiro.  As pessoas queriam mostrar o meio em que viviam, comportamentos e atitudes das massas.  Com o passar do tempo, crescimento das grandes cidades, avanço da informação e democratização da moda, isso deixou de ser regra. O que se busca agora é misturar elementos e tendências de outras tribos para assim conseguir um estilo próprio.


O “novo” Streetwear nada mais é do que uma fusão de tendências e elementos originais de sua criação no fim dos anos 60, aliados a alfaiataria, movimento skater e outras tendências dos anos 80 e 90. A ideia hoje é criar um estilo atemporal e inovador absorvendo tendências e mixando-as. A liberdade do Streetwear permite jeans, peças clássicas com cortes inteligentes, barra dobrada, sobreposições, cores vibrantes, cores pastéis, anéis, pulseiras, cordões com pingentes e uma infinidade de acessórios. Tudo é válido, desde que haja bom senso na hora de compor o look.



Como o nome já diz, é a moda que vem das ruas, mas pode facilmente inspirar estilistas a criarem uma nova visão de Streetwear com conceitos inovadores e irreverentes, alcançando assim, mais pessoas e tornando-o cada vez mais popular.
O Streetwear é uma alternativa mais casual para a moda. É uma alternativa prática, moderna, popular e democrática que deixa em evidencia características pessoais de cada um. É a liberdade na hora de se vestir. Tome isso como um exemplo do que isso talvez seja um estilo de vida que combina com moda.

Por Gustavo Topolansky, 21, estudante de design gráfico, vive em São Paulo, e acredita que é possível conhecer uma pessoa pelo sapato que ela calça. Escreve quinzenalmente, às quintas, aqui no Dândi Moderno.

Comentários

  1. Oi, Gustavo, não querendo parecer metida, mas senti que esse artigo passa algumas informações erradas. Uma confusão comum na moda é trocar streetwear com streetstyle e aqui me pareceu acontecer a mesma coisa. O streetwear surgiu em NY em meados dos anos 80 e tem como base a cultura de rua apoiada na contra cultura hip-hop e influência do sportwear. E até hoje essas influências se mantêm. Citando Steven Vogel em tradução livre, "Nem tudo vestido nas ruas é automaticamente streetwear, e nem existe um dress code que faz do streetwear o que ele é hoje. Ainda assim existe um "entendimento não falado" por aqueles que usam e aqueles que estão envolvidos sobre o que ela é , mas principalmente sobre o que ela não é.[...]Um estilo de vida que nasceu no começo dos anos 1980, em Nova Iorque. Devido a constante alienação e frustração sentida pelos jovens "inner city", não só em NY, mas no mundo, uma comunidade foi formada e influenciada pelo skate, punk, hardcore, reaggae, hip-hop, cultura club emergente, graffiti, globalização e o cenário artístico das áreas do centro da cidade."
    O streetwear está em evidência e caiu do gosto da moda. Mas o fato é que esse estilo de vida não segue uma tendência, mas virou uma. A gente que trabalha com moda sabe que tendências são passageiras, mas o streetwear permanecerá firme e intacto como sempre se manteve. O "novo streetwear" como você citou não existe. Talvez um novo streetstyle, influenciado pelo streetwear. Enfim, poderia ficar horas aqui debatendo sobre o assunto, como apaixonada pelo tema que sou, rs, mas acho q isso é suficiente para expor meu ponto de vista.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivy, será que eu tenho como me comunicar com você a respeito desse assunto? gostaria de entender mais, estou fazendo faculdade de moda :) - pelo tempo, espero que você possa ver a mensagem -

      Excluir
  2. bacana a resposta da ivy, tava precisando dessa sacudida. Também estou me apaixonando pelo streetwear. "Mas o fato é que esse estilo de vida não segue uma tendência, mas virou uma. A gente que trabalha com moda sabe que tendências são passageiras, mas o streetwear permanecerá firme e intacto como sempre se manteve."

    Estou me envolvendo com o streetwear por conta do meu tcc e estou descobrindo como este estilo esta presente em nossas vidas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe a sua opinião!

Pessoal os comentários são moderados, só aparecem após aprovação. Obrigado por participar!

Postagens mais visitadas