Que tipo de consumidor você é?


Innovators (Inovadores): formam o grupo que é o primeiro a experimentar novas idéias, processos, produtos e serviços. Enquanto menos numerosos, aproximadamente 2,5% da população, os membros deste grupo são em sua maioria mais urbanos, tem dinheiro e educação superior, são atraídos para mudanças e novas experiências, e usam diferentes fontes de informação para construir uma decisão de compra. 

Early adopters (Adotantes Precoces): são um grupo pequeno, aproximadamente 14,5% da população que depois dos inovadores, são os primeiros a experimentar novas idéias, processos, produtos e serviços. Os early adopters são geralmente contam com intuição e visão, escolhem cuidadosamente e tem uma educação acima da média. Para que um produto seja bem sucedido tem que conquistar os inovadores e os early adopters, para que estes aceitem e difundam essa experiência para os demais. 

Early majority (Maioria precoce): são o grupo formado por 34% da população e que vem após os inovadores e os early adopters, para experimentar novas idéias, processos, produtos e serviços. Geralmente, este grupo espera para ver o quanto essa "coisa" nova vai trazer de benefícios práticos para sua vida. Eles observam os inovadores e os early adopters para extrair as suas opiniões positivas e negativas acerca do tema e só assim tomam as suas decisões de compra ou adoção dos novos produtos, geralmente tem menos grau de educação e mobilidade social. 

Late majority (Maioria tardia): com 34% da população são o grupo que vem depois na sequência de adoção ou experimentação de um produto. Geralmente são mais velhos e possuem uma educação mais antiga e adotam inovações apenas quando são obrigados. Eles não são atingidos por publicidade e contam primeiramente com recomendação de amigos ou parentes próximos para tomar sua decisão. 

Laggards (Preguiçosos): são o último grupo a experimentar ou adotar um novo produto, e formam 16% da população. Grandemente constituido por idosos e/ou com baixo status social. Os preguiçosos usam informações de parentes e amigos, odeiam mudanças e aceitam as coisas novas quando já não há mais nenhuma opção.

E aí se idenficou com algum deles?

Referência Bibliográfica: Business Dictionary Online

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a pesquisa. Enriqueceu demais a nossa visão de mercado. Mas descordo quando o texto associa grau de estudo com os grupos de consumidores. Tem consumidor que tem alto grau de educação, mas é extremamente limitado na hora de consumir alguns tipos de produtos, e só adotam uma nova tendência depois que não há mais alternativa.

    Como consumidor de moda, eu ficaria no grupo dos early adopters. Como consumidor de tecnologia, ficaria no early majority. E vc?

    ResponderExcluir
  3. I'm innovator! Hahaha! Muito interessante o post.

    http://fashiondecente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Último caso.

    Mas vc há de convir comigo que há diferenças entre os ramos...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe a sua opinião!

Pessoal os comentários são moderados, só aparecem após aprovação. Obrigado por participar!

Postagens mais visitadas