Sunga ou bermuda?


Saiba que é uma questão de gosto. Na praia, ambiente propício ao lazer, o que vale é estar à vontade para aproveitar. Alguns trocam facilmente o desconforto da bermuda molhada pela sunga. Justa, criada especificamente para ter contato com água, ela não incomoda na mistura desconfortável de areia e sol e ainda ajuda a aumentar a área do bronzeado. Por outro lado, a bermuda cobre mais, não deixa o corpo exposto e dá mais liberdade aos movimentos. Experimente as muitas variações de sungas e bermudas que existem por aí e decida-se.

Para a consultora de imagem Mônica Girão, o que conta é o biotipo e o bom senso. “Acho que essas peças têm uma ligação com o tipo físico do sujeito. A sunga exige um corpo em forma. Um homem com pernas muito finas pode disfarçá-las vestindo bermuda ou short. Os que têm quadril muito grande também devem optar por eles. As bermudas também favorecem os homens “desbundados”. Mas é fundamental prestar atenção nas cores. Ninguém aguenta um homem muito branco de sunga vermelha”, brinca.

A atriz Ingrid Guimarães, frequentadora da praia do Leblon, concorda com Mônica. "A sunga tem que ser de cor neutra. Sunga muito colorida é para gringo que nunca vê sol", diz Ingrid, acrescentando: "Acho bermuda um charme. E se a pessoa está acima do peso, tira a atenção da barriga saliente". Não é esse o caso do ator André Bankoff, que combina em preferência com a atriz. Embora o ritmo das gravações da novela não tenha permitido muitos mergulhos ultimamente, quando ele tem uma chance, opta pela bermuda. “Ando gravando tanto que quando dá tempo, vou à piscina do prédio mesmo. Mas prefiro bermudão, acho mais confortável, tranqüilo de usar. E sempre de tactel, que seca rápido. Se estou na praia já saio da areia pronto para andar no calçadão”, diz. 

Como se não bastasse ter que escolher entre sunga ou bermuda, é importante também prestar atenção na modelagem. A estilista Marcela Virzi alerta para o que é mais adequado. “Acho a sunga tipo quadrada, reta e meio retrô, sempre mais elegante para o homem. Short me parece meio errado por milhões de razões: entra muita areia, deixa marcas muito grandes, fica com cara de desleixado... Mas para toda regra existe uma deliciosa exceção. Bermuda de surfista é sexy. De matar uma mulher fulminada nas areias!”, suspira.

Zizi Ribeiro é consultora de moda há mais de 20 anos e vê nos trajes de banho uma escolha muito íntima. "Acho que é um estilo pessoal. Para os que gostam de short sugiro que ele seja sempre acima dos joelhos, pois é um calção de banho e não uma bermuda para passeio", avalia. Já o stylist Rodrigo Coelho é adepto das sungas, mas faz ressalvas. “As de abas largas fizeram tanto sucesso que depois de lançadas nunca mais saíram das prateleiras das lojas. A febre foi tão forte que algumas chegaram a parecer shorts de banho. O fato é que, como tudo na moda acaba sendo reeditado, as sungas de abas finas estão voltando com tudo e dominando as praias cariocas”, garante, complementando: “Porém este modelo só deve ser usado por homens magros e bem definidos. As de abas largas continuam sendo as mais democráticas e podem ser usados pelos que estão acima do peso”.

E a dica final: antes de comprar, experimente o modelo. Não vale usar nada muito largo e nem apertado demais. O importante mesmo é se sentir bem com sua imagem no espelho.

Bia Rónai é jornalista. Trabalha como produtora na Rede Globo e prefere que o marido use bermuda.

Matéria gentilmente cedida para o Dândi Moderno!

Comentários

  1. muito bom Paulo!!! Mandou bem, eu sou adepto das sungas, sou magrelo então me permito ahahaha.


    Abraços

    Rodrigo | GDG

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Rodrigo!

    Eu esqueci de falar o que eu faço! Eu vou de sunga com a bermuda por cima até chegar na praia, depois para ficar na areia, tomar sol, eu fico só de sunga, na hora de ir embora ponho a bermuda de novo...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também uso bermuda até chegar na areia.. não curto ficar andando de sunga pela cidade... tem gent eque vai de sunga pro mercado... pro açougue... pra lanchonete... pra sorveteria... acho feio sunga só na praia ou piscina.

      Excluir
  3. a questão é essa: não tenho barriga tanquinho, posso usar um sungão?

    ResponderExcluir
  4. Tenho 13 anos e sou acima do peso. o que usar? rs

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho 16 anos, sou alto (1,86m), sou magro (63,0kg) e bem branco, eu poderia usar um sungão?? se sim, que cor??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar, bem brancos podem usar cores escuras fechadas, tipo verde, azul marinho, preto. As demais poderão ficar "apagadas" devido ao seu tom de pele!

      Abraços

      Excluir
  6. Gosto de usar sunga asa delta, minha esposa comprou uma para mim no ano passado e agora usa-se sungão. A de asa delta tem tendência de voltar à moda como essa azul da foto?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe a sua opinião!

Pessoal os comentários são moderados, só aparecem após aprovação. Obrigado por participar!

Postagens mais visitadas