A diferença entre moda e tendência

É bastante comum ver nos sites e blogs pela internet, um uso equivocado dos termos moda e tendência. Mas você que é um leitor diferenciado aqui do Dândi Moderno, vai saber identificar esses deslizes e depois se divertir com eles.

A tendência é uma idéia que um estilista está propondo, ou melhor ainda, quando a mesma proposta de vários estilistas aparece em uma temporada de moda. Se em muitos desfiles aparecem peças azuis, a tendência para cores com certeza vai ter azul. A tendência não obrigatoriamente chega às ruas, pode chegar timidamente, em pontos isolados, em pessoas mais antenadas ou até mesmo as fashion victims (que é um tema para outro post). A camisa jeans por exemplo é uma tendência, já apareceu em algumas temporadas, mas ainda não vemos com tanta frequencia nas ruas, embora até mesmo as lojas de departamento, que são o último estágio de vida da tendência, já estão fazendo.


Uma tendência vira moda quando há uma grande aceitação do público em relação àquela proposta, você vê a moda fora dos SPFWs e dos Fashion Rios, você usa, seu irmão, seus amigos, a novela, o BBB, o seu chefe, o seu pai... Ou seja, a moda já foi uma tendência, mas a tendência pode nunca vir a ser moda. De vez em quando você vê escrito por aí, por exemplo, tachas é moda entre os fashionistas, aí ok, porque está limitando a população. A camisa xadrez, que era um clássico do inverno, virou moda permanente, com cores e padrões diferenciados para o verão. E todo mundo usa.


E aí, vocês gostam desses posts mais teóricos?

Imagens: Desfile Ellus Verão 2011 e Campanha de Verão Rockstter

Comentários

  1. eu gosto, gosto de aprender um pouco mais

    ResponderExcluir
  2. Adorei, acho valido essas informações que para nós é muito importante.

    ResponderExcluir
  3. Bem explicado! Obrigada por tirar a dúvida minha :D

    ResponderExcluir
  4. Eu amo moda, e é bem legal o conteúdo do seu blog, você realmente tem dicas muito uteis e como todo mundo eu sempre quero aprender mais um pouco, mais, afinal, agente nunca sabe de tudo. Eu gosto mesmo e seria um enorme prazer ter você como seguidor e leitor do meu blog dê uma passadinha por lá e deixe sua marquinha por favor! http://todabela04.blogspot.com ' bjos!#

    ResponderExcluir
  5. Fantástico....!!

    André Damasio
    Stilo A Marcenaria Sob Medida

    e-mail: stiloainteriores@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Fantástico ...!!!

    André Damasio
    Stilo A Marcenaria Sob Medida

    e-mail: stiloainteriores@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe a sua opinião!

Pessoal os comentários são moderados, só aparecem após aprovação. Obrigado por participar!

Postagens mais visitadas