Anorexia e bulimia

Esses assuntos ainda não acabaram e ainda darão muito pano pra manga, ou pouco né, cada vez menos, com aqueles bracinhos esqueléticos não precisam de muito pano.




Explicar claramente esse assunto requer todo o cuidado e tentar ultrapassar os limites dos bastidores poderia ser arriscado, principalmente tomar uma posição. Como bom fashionista vou apresentar as visões que tenho, porém não estou dizendo aqui que são as verdades absolutas.

O primeiro a observarmos é que o mundo da moda parou de vender roupas há muito tempo, agora vende prazer, luxo, identidade, realização de sonhos, glamour, etc...

O padrão virou exclusividade, ou seja o padrão de beleza agora é exclusivo, e se é exclusivo não é um padrão, é ser fora do padrão. Ai, que confuso. As modelos tentam seguir um padrão que só uma minoria tem condições psicológicas e fisiológicas de alcançar. E se as modelos atingirem o objetivo, que é ser modelo para as meninas ditas comuns, as coisas começam a ficar bem complicadas.

Anorexia é uma doença que resumidamente, a pessoa se enxerga mais gorda do que realmente está, ela se sente gorda mesmo não sendo.

Bulimia é quando logo após comer, a pessoa acha que comeu demais e se sente culpada pelo deslize e vomita o alimento evitando assim que o mesmo seja digerido e vire eventualmente um aumento de medidas.



A indústria, as agências, os hunters definem o padrão das modelos supermagras. Mas isso só existe porque a sociedade também compartilha da mesma opinião, acha lindo as modelos e os eventos fashion. É um círculo vicioso concordo, mas alguém vai ter que dar o primeiro passo e dificilmente será a indústria.


Dos quatro maiores centros de moda do mundo NY, Londres, Paris e Milão, somente Milão definiu padrões rígidos de controle do IMC* das modelos, que deve ser acima de 18,5, mínimo considerado saudável pelos médicos.

A situação está em um ponto em que as mulheres querem impressionar mais as amigas com a supermagreza do que seus namorados que a preferem mais curvelíneas.


A moda não é um mundo real, é por isso que somos apaixonados por ela.

Abraços


Paulo Mahham
Personal Stylist
paulomahham@hotmail.com

* Índice de Massa Corporal – proporção entre peso e altura.

Comentários

  1. Sem duvida que a anorexia é um problema muito grave, já tive uma amiga nesse estado e acredite nãoi foi nada bom mesmo ver-la a provocar o vómito e ficar tão magra..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe a sua opinião!

Pessoal os comentários são moderados, só aparecem após aprovação. Obrigado por participar!

Postagens mais visitadas