Mostra Ponto de Osso no Instituto Artium em São Paulo

 

A exposição “Ponto de Osso”, estreia no Instituto Artium de Cultura no dia 26 de maio, apresenta mais de 30 trabalhos inéditos da renomada artista plástica Marcia de Moraes. Essas obras foram concebidas especificamente para a arquitetura singular do Palacete Stahl, sede do instituto.

Os 30 desenhos que ocupam a área interna do espaço expositivo foram criados especialmente para esta montagem. 

Cada trabalho tem 2,80 metros de altura, e, lado a lado, eles somam dez metros de comprimento, formando uma composição sequencial e políptica. Marcia de Moraes escolheu ocupar os espaços delimitados por molduras douradas que fazem parte da arquitetura da casa, criando todos os desenhos especialmente para esse lugar. É, portanto, um site specific. Ela começou aos poucos, da esquerda para a direita, ocupando a parede de 9 metros do seu ateliê, como se fosse um grande e único desenho. No Instituto Artium, esses desenhos se desmembram e ocupam os espaços demarcados, formando um corpo único que o espectador pode perceber.

Nesta exposição, os trabalhos parecem famintos pelo espectador, esperando que ele se sinta abraçado ou engolido!

Além dos desenhos, Marcia de Moraes também concebeu uma instalação em madeira que ocupa uma sala inteira e esculturas em cerâmica para o jardim do palacete. O título da exposição, “Ponto de Osso”, faz referência ao universo da cerâmica, relacionando-se ao momento em que a argila seca e não é mais possível modelá-la. Assim como a argila se torna um osso, os desenhos também são secos, sem sobreposição de cores ou possibilidade de apagar o que foi feito com lápis de cor. Essa metáfora da vida sugere que há situações que não podemos alterar, apenas lidar com as consequências. Os trabalhos de Marcia de Moraes são sempre auto referentes, comentando sobre o que ela vive e a circunda. 

Comentários

Postagens mais visitadas