Comida di Buteco 2023: etapa paulistana revela os vencedores

 

O maior concurso de butecos do país entrou na fase final de sua edição 2023, na última terça-feira, 16/05, fomos conhecer os grandes vencedores da regional da cidade de São Paulo. 

Pela segunda vez consecutiva, o Venezas Bar foi o vencedor da etapa regional. 

Ao todo, 110 jurados escolheram, entre mais de 100 bares, o melhor buteco da região. O Comida é a única iniciativa do gênero que tem representantes em todas as regiões da cidade. Participaram butecos em bairros das zonas Leste, Oeste, Norte, Sul e Centro, além de Osasco.

"Eu acompanho o Comida di Buteco há muito tempo e sempre tive vontade de participar. Mas aí veio a pandemia e essa vontade se tornou medo, pois, como muitos bares, quase fechamos. Com muita resiliência, esperamos e fizemos o possível para nos manter em pé", afirma Carlos Alberto Soares Junior, proprietário do Venezas Bar. "Aos poucos, as coisas foram voltando ao normal e resolvemos participar. Não tivemos boa colocação, mas seguimos em frente. No segundo ano, para minha surpresa, ganhamos. E agora, mais uma vez, fomos campeões. Isso só mostra que, com trabalho duro, nossos sonhos se realizam. Conseguimos mostrar nossa essência ao público e, acredito, isso foi decisivo para mais uma vitória", completa.

Ao longo de um mês, público e jurados puderam visitar mais de 100 estabelecimentos na capital e em Osasco para votar em: 

  • atendimento, 
  • temperatura da bebida, 
  • higiene,
  • petisco. 

Embora o petisco seja grande parte da pontuação do buteco, outras categorias também são avaliadas em toda a experiência do cliente no estabelecimento.

O petisco contou 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público valeu 50% do peso total e dos jurados 50%. A edição de 2023, no Brasil, superou a marca de 1 milhão de votos, um crescimento de 50% em relação à edição de 2022.

Muito mais que uma eleição do melhor buteco da cidade, o Comida di Buteco se tornou uma plataforma de transformação social. Os donos de butecos são, em sua maioria, pequenos empreendedores que lutam diariamente para manter seus negócios funcionando”, afirma Flavia Rocha, organizadora do Comida di Buteco. “Esses estabelecimentos guardam histórias de famílias, com suas memórias afetivas compartilhadas com público através de suas receitas e acolhimento. Com isso, a competição ajuda a dar visibilidade a quem, geralmente, não tem como fazer grandes divulgações”, completa.

Confira os vencedores da regional paulistada do Comida di Buteco 2023:

1o. Lugar: Venezas (Ipiranga)

2o. Lugar: Toca do Buda (Vila Gustavo)

3o. Lugar: Parrilla Smoker (Santo Amaro)

4o. Lugar: Famoso Bar do Justo (Santana)

5o. Lugar: Espaço Pau Brasil (Vila Isolina Mazzei)

Agora o Comida di Buteco parte para a etapa nacional. Depois de eleitos todos os campeões de cada circuito, um novo corpo de jurados visita e avalia os campeões regionais para que seja eleito então, o melhor buteco do Brasil. Em julho, numa festa realizada em São Paulo, será revelado o campeão nacional – o melhor buteco do Brasil.

Bora pro buteco? #quintou


Comentários

Postagens mais visitadas