25o. Cultura Inglesa Festival >> From Now On


O 25º Cultura Inglesa Festival começa em grande estilo no Centro Brasileiro Britânico e nós do Dândi Moderno fomos lá conferir, que nesta edição acontece de maneira híbrida em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador + Plataforma digital do 25º CIF. 

O evento de abertura teve a participação da modelo, performer, atriz, diretora e DJ Aisha Mbikila e a videomapper e artista visual Bianca Turner que se unem no dia 06/05 no Centro Brasileiro Britânico (CBB), em São Paulo, para celebrar o 25º Cultura Inglesa Festival (CIF), renomado evento de cultura, educação e arte promovido pela Cultura Inglesa, instituição sem fins lucrativos que tem como missão promover o ensino do inglês e da cultura britânica no país.

A atração, fechada para convidados, é o pontapé inicial na capital paulista da programação do 25CIF, que ocorrerá entre os dias 04 de maio e 04 de junho. Esta edição comemorativa do festival terá um formato híbrido, que inclui atividades presenciais e conteúdos exibidos on demand em uma plataforma digital concebida para o evento.

A jovem Aisha Mbikila Garcia Fikula, 21, é uma das principais faces do feminismo negro no país, sendo reconhecida pelo discurso firme na militância de sua causa. Em suas apresentações como DJ, ela executa músicas que exaltam a musicalidade afrobrasileira. Aisha também é conhecida por ter realizado participações especiais em videoclipes de Xênia França, Karol Conka e Elza Soares.

Bianca Turner, 37, é artista, realiza instalações, ações e intervenções audiovisuais, e desenvolve vídeo projeção e video mapping para teatro, performance, música e dança, sempre inspirada pela subjetividade da memória e do atemporal. A artista ainda explora a documentação do efêmero, o imaterial de um objeto ou um lugar; o invisível, o subjetivo e o indizível.

Programação diversificada

A programação do festival deste ano propõe celebrar a diversidade cultural por meio das mais diferentes linguagens artísticas, com atrações de dentro e fora do país que têm a língua inglesa como língua franca, incluindo territórios da Commonwealth. A exemplo do ano passado, o público poderá acompanhar apresentações e vivenciar experiências que resultam de colaborações entre o Brasil e o Reino Unido, por meio de parcerias sólidas da Cultura Inglesa com instituições de renome.

Dentre as inúmeras atrações, voltadas para públicos de todas as idades, estão a realização de shows e performances, exibição de filmes e documentários inéditos, espetáculos de dança, teatro e poesia, além de debates e diálogos sobre temas da atualidade. O festival também promoverá duas competições abertas à participação do público: o 2º DepicT! Brasil, versão brasileira da competição britânica de filmes de 90 segundos, e o 2º Slam CI, campeonato de poesia falada.

As apresentações ao vivo em São Paulo vão ocorrer no Centro Brasileiro Britânico (CBB), onde fica a sede da Cultura Inglesa na cidade, nos dias 13 e 15/05 e de 20 a 22/05. A organização do CIF também fará um evento ao ar livre no Museu da Casa Brasileira (MCB), em 04/06. Já no Rio de Janeiro, ocorrerá um show de estreia do evento na cidade, no dia 04/05, no Museu de Arte do Rio (MAR), com participação da banda fluminense Yoùn, e uma série de eventos para todas as idades na Arena Madureira, no dia 07/05. O CIF ainda realizará apresentações de um espetáculo inédito ("A Desafortunada História de Julieta e Romeu, de Djalma Thurler) no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador (BA), com temporada de 19/05 a 12/06.


25º Cultura Inglesa Festival

O que é: Evento de cultura, arte e educação promovido há 25 anos pela Associação Cultura Inglesa São Paulo

Quando: De 04/05 a 04/06

Onde: São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador + Plataforma digital do 25º Cultura Inglesa Festival

Acesso: Gratuito

Clique aqui para acessar a página oficial do 25CIF


Comentários

Postagens mais visitadas