Saiba escolher os seus produtos de skincare masculinos

 


Com a explosão de opções para cuidados pessoais e grooming masculino, alavancado ainda mais por esse momento de isolamento, várias opções de cosméticos para homens invadiram o mercado. Mas, você sabe a função de cada um dos princípios ativos? Resveratrol, alfa-hidroxiácidos, vitamina C, retinol, ácido hialurônico... você já deve ter se deparado com esses nomes enquanto buscava um creme dermatológico para sua pele na farmácia ou na internet. Saber o que eles fazem e a função de cada um deles é essencial na escolha do melhor produto para o seu problema ou necessidade!  

Consultamos especialistas para explicar as principais substâncias rejuvenescedoras, listadas abaixo:

ÁCIDO HIALURÔNICO — Esse ácido é uma glicosaminoglicana e faz parte da matriz extracelular da pele, onde ficam as fibras do colágeno e elastina. 

“Com o avanço da idade, o ácido hialurônico diminui, reduzindo também a hidratação e elasticidade da pele. Então, quando existe falta de ácido hialurônico, há desidratação da pele, tendência à flacidez, formam-se rugas, sulcos e perda de luminosidade”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.. 

O ativo ácido hialurônico tem vários pesos moleculares e deve ser usado numa composição desses diferentes pesos para atuar em várias áreas da pele. O ativo também possui ação preenchedora, pois potencializa as células da pele a produzir ácido hialurônico e, dessa forma, preencher as rugas naturalmente, sendo também um excelente hidratante. Pode estar presente em muitas fórmulas com ácidos para contrabalancear os processos irritativos e de desidratação da pele. Mas saiba o que comprar: fique de olho se o produto apresenta esse ativo em diferentes pesos moleculares na fórmula. 

RETINOL — Potente antirrugas, o retinol é a mais nobre fonte de vitamina A, essencial para a diferenciação e renovação das células da pele. Dentro da pele, o retinol é capaz de se transformar em ácido retinóico que estimula fortemente todo o metabolismo cutâneo, inclusive com produção de colágeno e renovação celular. “O retinol, na sua lista de benefícios, também carrega o controle do processo de obstrução folicular da pele, ou seja, o processo que inicia a formação dos cravos e espinhas. Além disso, ele também ajuda a clarear as manchas geradas pela inflamação e controla o excesso de oleosidade e consequentemente, torna os poros um pouco menos dilatados”, diz a dermatologista Dra. Kédima Nassif, membro da SBD. Mas existem pessoas que sofrem com efeitos adversos, como irritação cutânea e descamação. Nesse caso, as fórmulas podem ser balanceadas com ingredientes hidratantes ou usar substâncias com a mesma ação, mas sem os efeitos adversos, como o ativo Lanablue, com ação retinol-like.

VITAMINA C — É um poderoso antioxidante que previne a oxidação e, consequentemente, o envelhecimento da pele. A Vitamina C também tem ação clareadora e é cofator para biossíntese de colágeno. No mercado, prefiram fórmulas que garantam a estabilidade e em concentrações de 20 a 40%. "Dessa forma, o produto possuirá alta eficácia na redução de 5 tipos de rugas (profundas, periorais, na testa, entre as sobrancelhas e pés-de-galinha) e no clareamento intensivo da pele, atuando inclusive no tratamento e controle do melasma”, explica o farmacêutico Maurizio Pupo, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Italy.  

VITAMINA E — Age em conjunto com a vitamina C, garantindo a proteção das estruturas da pele através da neutralização dos radicais livres. Também é fundamental para a proteção dos demais ingredientes da formulação, uma vez que previne a oxidação e o escurecimento da formulação. “Ajuda de maneira importante a hidratar a pele”, completa o Dr. Abdo.

ALFA HIDROXIÁCIDOS – São responsáveis por diminuir a adesão entre as células superficiais, promovendo um efeito esfoliante químico com consequente estímulo à renovação celular. Os mais comuns são os ácidos: glicólico, málico, mandélico e láctico. Tem efeito antirrugas e deixam a pele com maior luminosidade. “O ácido glicólico, por exemplo, é derivado da cana de açúcar e de vegetais doces. Seu mecanismo de ação é por meio da diminuição da adesão entre os queratinócitos, células da primeira camada da pele. Dessa forma, o ativo favorece o processo de renovação celular, além de facilitar a penetrância de outras substâncias na pele”, explica a dermatologista Dra. Kédima.

RESVERATROL — Chamado de molécula da longevidade, o poderoso ingrediente inibe a ação dos radicais livres, suaviza as rugas e previne o envelhecimento cutâneo. “Derivado da uva, ele tem uso importante principalmente durante a noite”, diz a Dra. Paola.

SILÍCIO ORGÂNICO — O silício é uma molécula fundamental para a produção de colágeno e sustentação da pele. Sem silício, a pele se desintegraria, pois ele protege, não apenas o colágeno, mas também a elastina contra a degradação relacionada com a idade. “Algumas substâncias são vetorizadas pelo silício orgânico, como ácido hialurônico (Hyaxel). Nesse caso, eles tem mais penetração e ação na pele”, diz o Dr. Abdo. “Além dos cremes, pode ser indicado também para suplementação oral”.

PANTENOL — É a pró-vitamina B5. A substância é considerada a precursora do ácido pantotênico, uma vitamina fundamental na manutenção da saúde e vitalidade da pele. Tem alto perfil hidratante.

ÔMEGAS — Nos cremes, têm a importante proposta de nutrir as células, protegê-las contra o envelhecimento, o estresse, e fortalecer as defesas naturais da pele. Segundo o médico, geralmente, as embalagens trazem: o ômega 3 (anti-inflamatório, dermoprotetor e vasodilatador); o ômega 6 (excelente ação cicatrizante); o ômega 7 (proteção e cicatrização da pele, além de deixá-la luminosa e com aspecto saudável); e, por último, o ômega 9 (resistência à oxidação e desidratação).

ÁGUAS TERMAIS — São obtidas de fontes naturais e ricas em sais minerais e oligoelementos que atuam na remineralização da pele normalizando o fluxo de água entre a superfície e as camadas mais profundas. Tudo isso somado a um notável efeito calmante e refrescante, especialmente agradável nos dias de verão.

FATORES DE CRESCIMENTO — São as moléculas poderosas, naturalmente encontradas na pele, e que atuam no processo de regeneração e reparação tecidual. “Funcionam como verdadeiros operários cuja função é construir pele nova e combater a sua atrofia, comum nas pessoas com mais de 40 anos”, finaliza o médico.

Como exemplos de produtos, temos o Sérum 4D, da Buona Vita, que contam com 4 tipos de ácido hialurônico para promover preenchimento de rugas em diversas camadas e o Pure C 40 Ultra, da Ada Tina Italy é um mousse ultraconcentrado formulado com Vitamina C Pura a 40%, uma das maiores concentrações da substância disponível no mercado.

*DR. ABDO SALOMÃO JR, Dermatologista e sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, DRA. PAOLA POMERANTZEFF, DRA. KÉDIMA NASSIF: Dermatologistas e membros do SBD.

*MAURIZIO PUPO: farmacêutico e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Italy.

Comentários

Postagens mais visitadas