Saiba escolher as suas cervejas nesse inverno



Começou o inverno e quem pensa que a estação do ano não combina com cerveja, é porque não conhece as mais escuras, encorpadas e com maior teor alcoólico, produzidas para, justamente, aquecer os dias frios.

“Um dos estilos que promete aquecer a temporada de inverno é a Double IPA. Com dose superior de lúpulo, ela se destaca por possuir o característico amargor acentuado do estilo, mas de forma equilibrada, sem agressividade. Possui aroma cítrico pronunciado e teor alcoólico de 7,5%. Sua coloração é um âmbar e sua espuma bastante cremosa, perfeita porque mantém todas as características da IPA tradicional, porém em uma versão mais potente”, explica Renan Leonessa, gerente de marketing da artesanal Madalena, que dá 5 dicas para escolher a cerveja ideal e apreciar a bebida na estação mais fria do ano.

1 - O teor alcoólico é uma das características na escolha da bebida nesta estação, porque quanto maior, ela tende a ser mais licorosa, proporcionando uma maior sensação de aquecimento na boca.

2 - Como o teor alcoólico é mais elevado, nada de servir esses estilos “estupidamente gelados”.

As cervejas mais escuras, encorpadas e com maior teor alcoólico são produzidas para, justamente, aquecer os dias frios.

3 - O formato do copo é outro diferencial importante para a ingestão da cerveja. Os copos mais retos fazem com que a bebida vá mais diretamente para a boca, assim engolimos mais rapidamente. No inverno o ideal são copos com bases mais largas, parecidos com os de conhaque ou vinho tinto, assim há um consumo mais lento da bebida.

4 - Uma dica fácil de se observar também é a cor do estilo. No inverno escolha tons escuros, marrons e avermelhados que são os mais indicados, porque sinalizam algum nível especial de torra do malte.

5 - Cervejas maturadas em barris de madeira também indicam que o estilo é indicado para o inverno.

Para os dias mais frios, o mestre cervejeiro indica a Jack-Stout da Cervejaria Madalena. 

“O estilo Stout é envelhecido por 6 meses em barris de Jack Daniels, sendo uma cerveja muito consumida neste período. Ela é escura, de alta fermentação, espuma cremosa persistente e possui também o sabor equilibrado de café e chocolate meio amargo característico do estilo, fazendo com que seja uma das queridinhas da estação”, finaliza Renan.

Comentários

Postagens mais visitadas