Desvendando seu estilo pessoal ou Os 7 estilos universais masculinos



Um dos grandes paradoxos da Moda em geral é querer ser único e ao mesmo tempo buscar o pertencimento a um grupo, um estilo. Nos anos 90, Alyce Parsons, que é líder internacional na profissão de consultoria de imagem há mais de 32 anos, confirmando sua atitude inovadora e visionária, lançou um livro sobre os 7 estilos universais, utilizado até hoje como literatura que orienta pesquisas, desenvolvimento de produtos, comportamento do consumidor. Obviamente, que temos outras ferramentas para complementar esses estudos. Mas, como esse material é bastante interessante para a maioria das pessoas, vou compartilhar com vocês uma versão atualizada desses 7 estilos universais masculinos, vale lembrar que 3 deles são tidos como base e 4 um upgrade de estilo.

Você pode estar se perguntando, mas o que isso tem a ver comigo? Embora muita gente não saiba, todo mundo tem um estilo e minimamente pode ser encaixado em algum desses estilos que vamos falar mais adiante. O objetivo desse post é informativo e não ditar o que é certo ou errado, ou ainda limitar ou encaixar quem quer que seja em um ou outro estilo. 

As pesquisas mais recentes no entanto já revelam que somos mistos, ou partes de diversos estilos, nos diversos ambientes em que circulamos. Mas vamos deixar de introdução e vamos logo ao que interessa! 

Os 7 estilos universais, segundo Parsons, são: 
- Esportivo (ou Natural) 
- Tradicional
- Elegante 
- Romântico 
- Sensual (Sedutor)
- Criativo 
- Dramático (Moderno)

Esses estilos na verdade evidenciam a maneira como as pessoas escolhem comunicar as suas escolhas, o seu humor, sua maneira de encarar a vida, as características pessoas e suas referências traduzidas no modo de vestir ou se comportar. 

Vamos conhecê-los:


Esportivo-Natural

Considerado estilo base, tem características mais leves e informais. Não é literalmente ligado ao esporte, mas sim bebe da fonte esportiva para compor looks casuais, por conta do conforto, praticidade, facilidade de combinações. Sneakers, algodão, moletom, tecidos tecnológicos para o dia-a-dia. Porém em visual mais elaborado é comum enxergar calças chino, camisaria leve com tecidos de algodão e linho. Uma alfaiataria mais easy, desestruturadas até mesmo malhas mais quentinhas. 

O estilo representa visualmente uma personalidade mais leve, casual, simplicidade, uma desprentensão. Para não ser confundido com falta de cuidado ou desleixo
devemos ter atenção com alguns detalhes, caprichar nos acessórios, roupas com bom caimento e ajustadas.


Tradicional

Também considerado um estilo “base”, tem mais identificação com as peças mais clássicas (ora, ora temos um Sherloque Rolmes por aqui, rs) e discretas. Cortes retos, peças e tecidos mais estruturados, cores sóbrias e acessórios menos evidentes. Nos calçados, segue o mesmo estilo, com shapes já consagrados, com pouca ousadia e cores neutras. Passa a mensagem de confiança, respeito, apego as tradições, conservadorismo, excelente gosto, responsabilidade, controle. Para evitar um visual desatualizado ou distante, vá dosando pequenas ousadias, como cores e acessórios mais alinhadas com as tendências, informação de Moda.


Elegante

O terceiro e último estilo considerado base desse universo dos estilos, não pode ser confundido com o estilo tradicional, a elegância aqui não está relacionada a conceitos pré-formatados. Combinar informação de moda, com o ambiente adequado, com a ocasião ideal, sem nunca abrir mão do bom gosto. Tecidos sofisticados, combinações chiques, combinações harmoniosas. Aliás, combinar o visual elegante transcende as roupas e passeia facilmente por calçados de materiais nobres e acessórios finos milimetricamente calculados. A mensagem associada a esse estilo é bem sucedido, educado, nobre, sem defeitos.



Romântico

Não tem vergonha de mostrar o seu lado feminino, o delicado, ou até mesmo entende que esses binarismos não são pra eles e costumam ter uma personalidade empática, sonhadora, educada e gentil. Esse estilo pode ser representado por  gostam de tons suaves, incorpora peças ou objetos originalmente tidos como femininos, rendas, babados, bordados, tecidos delicados, como a seda e acessórios sutis. Modelagens suaves com curvas marcadas de modo delicado. Um cuidado especial para a mensagem não seja confundida com fragilidade, insegurança ou imaturidade.


Sensual

Não confunda com vulgaridade, o estilo Sensual, que para o público masculino pode ser traduzido mais apropriadamente como Sedutor valoriza seu o sex appeal de maneira cativante e atraente. Os homens são ousados, com personalidade marcante e parecem ter saído de uma propaganda de perfumes. Sabem utilizar as roupas para valorizar os pontos fortes na arte da conquista. Os excessos devem ser evitados essencialmente no ambiente profissional, deixe os looks mais ousados para os momentos de lazer.


Criativo

Ousadia e alegria. A criatividade é obviamente uma das qualidades desse estilo, inovação, combinações inusitadas e novidades sempre estão presentes na produção das pessoas que tem esse estilo. A mensagem normalmente divertida, extrovertida utiliza de combinação de estampa e cores pouco convencionais, são pessoas que sabem arriscar. Ousadia nos cabelos e acessórios também é uma marca facilmente reconhecida, atenção aos detalhes também não fica de fora. As vezes tem dificuldade de seguir dress-code sempre querendo dar seu toque pessoal as regras.


Dramático (Moderno)

Estilo majoritariamente atribuido a quem tem personalidade forte, bem resolvido, transmite uma mensagem urbana, cosmopolita. Cores sóbrias, densas e frias são elementos facilmente utilizado por pessoas desse estilo, com intensidade, profundidade, impacto. Carregar no visual é um dos únicos cuidados que os apaixonantes dramáticos devem se preocupar, pois intensidade demais pode ser confundido com atuação de um personagem, falso.

Para qualquer um desses estilos, obviamente cuidados pessoais e de higiêne com pele, cabelo, unhas e perfumes ajudam a demarcar o seu estilo e fortalecer as suas qualidades. Combinado?

Dificil se encaixar em somente um deles, né? Como comentei anteriormente somos cada vez mais um combinado de todos eles em maior ou menor escala, devem ser encarados como uma ferramenta na arte de comunicar a nossa expressão ou mensagem. Aproveitem!

Comentários

Postagens mais visitadas