Dá tempo! 10 dicas para perder pelo menos 5 quilos até o final do ano

Ainda dá tempo de cumprir as promessas feitas na virada do ano de 2015! Rs... e fechar o ano com chave de ouro com vários quilinhos a menos, essas dicas simples podem secar de 5 a 7 quilos, dependendo do seu foco e determinação.

Vamos juntos nesse desafio:

1- MEXA-SE!

Se você não gosta de musculação, esteira e bicicleta, não force esse estímulo, pois poderá se tornar uma obrigação. Procure fazer aulas experimentais de danças ou lutas. Hoje em dia existem diversas modalidades de aulas nas academias, é só ver qual faz o seu perfil. Como exemplo, temos as aulas de zumba, boxe, cross fit, jump, step, yoga, pilates, entre outros. Para o grupo dos sedentários um bom começo é trocar elevadores por escadas, deixar a preguiça de lado ir caminhando em lugares próximos.

2- ALIMENTAÇÃO REFRESCANTE

Aproveite o calor para fazer sucos matinais protéicos que poderão te dar uma ótima energia durante o dia, e, além de tudo, possuem efeito de desinchaço no corpo. Uma boa opção é o suco verde, que tem poder detox para o organismo. Para comer, opte por saladas completas e leves, com ingredientes como alface, rúcula, tomate, pepino, cebola, palmito e um grelhado, tanto no almoço como no jantar. Evite o consumo abusivo de carboidratos, optando apenas por 2 ou 3 colheres de arroz integral. Para desinchar com mais facilidade, procure tirar o glúten do seu cardápio por um mês.

3- ANSIEDADE

Muita gente não consegue perder peso por causa da ansiedade, um dos fatores responsáveis pelo efeito sanfona e pelo excesso de peso. Para auxiliar nesse tratamento, consuma termogênicos durante o dia, principalmente antes do treino e chás gelados com efeito calmante à noite.

4- NADA DE PASSAR VONTADE: SORVETES E DOCES

Já existem diversas marcas que criam sorvetes mais saudáveis. Não deixe de tomar um sorvete no verão, assim nunca ficará com a sensação que está “sofrendo” pela dieta. Opte pelas receitas caseiras de sorvetes leves para fazer em casa, alguns até sem glúten e sem lactose. Pode optar também pelos picolés de frutas mais tradicionais, que contém poucas calorias e são encontrados com facilidade em qualquer lugar. Em relação ao chocolate, permita-se comer de vez em quando, mas prefira os doces de frutas ou chocolate 70% cacau para garantir saudabilidade.

5- CHECK UP

É importante fazer uma bateria de exames para checar seu peso, pressão, condicionamento, gordura, etc. Os resultados muitas vezes podem te impulsionar a querer mudar seu estilo de vida, além de alertar para possíveis riscos à saúde.

6- HIGIENE DO SONO

Uma noite mal dormida deixa seu metabolismo mais lento, além de dificultar o processo de emagrecimento. Aposte em alimentos ricos em triptofano que ajudam a melhorar a qualidade do sono. Alguns deles são: peixes, aveia, amêndoas, queijos magros, leite e iogurtes desnatados, sementes de girassol e ovos orgânicos.

7- ALIMENTOS FIBROSOS E SALADA NO DIA A DIA

As verduras e legumes, tais como vagem, abobrinha, brócolis e rúcula, são alimentos de baixa caloria e tem poder de aumentar o efeito térmico dos alimentos e otimizar a digestão. Além da saciedade, eles auxiliam o aceleramento do metabolismo. Pessoas que iniciam sua refeição pela salada, comem 15% a menos do que se fosse direto ao prato princinal. Mas cuidado com molhos, alguns deles agregam óleos, creme de leite e muito sal. Opte por pimenta, limão, folhas de manjericão ou orégano, ajudam a realçar o sabor e facilitar a digestão.

8- FRACIONAMENTO E INCLUSÃO FRUTAS

Distribua melhor as refeições ao longo do dia. Tente se alimentar a cada três horas para evitar redução do metabolismo e sobrecarga em determinadas refeições, principalmente, à noite. Opte pelas frutas nos lanches intermediários ou como entrada no almoço ou jantar. Com isso você estimula mais a mastigação e acaba comendo menos quando chegar na parte quente! As frutas são riquíssimas em antioxidante que otimiza o metabolismo.

9- REFRIGERANTE NÃO, ÁGUA SIM

O consumo de refrigerantes normais está relacionado ao desenvolvimento do diabetes e obesidade, e, os diet, light e zero causam piora do funcionamento dos rins e são riquíssimos em fatores antinutricionais que deixam o metabolismo lento. A ingestão contínua de água mantém o metabolismo em constante movimento e contribui para o bom funcionamento do intestino. A falta de água diminui o metabolismo e prejudica diversos fatores metabólicos. Não espere a sede, beba água!

10- CAFÉ DA MANHÃ E BOA MASTIGAÇÃO

O café da manhã é uma das refeições mais importantes do nosso dia, pois é a primeira após 8 a 10 horas de jejum. Além de trazer saúde, você terá mais disposição e concentração para fazer trabalhar, estudar e praticar atividade física. A digestão começa pela boca.Quando mastigamos pouco, a digestão fica incompleta e acabamos comendo mais. Quando mastigamos bem os nutrientes ficam mais biodisponível e o corpo trabalha melhor

Depois me contem se conseguiram!

Fonte: Liliane Oppermann, CRM 123314, é Médica Nutróloga


Comentários

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe a sua opinião!

Pessoal os comentários são moderados, só aparecem após aprovação. Obrigado por participar!

Postagens mais visitadas