Dândi Trip: A sua viagem perfeita


1.Planejamento

1.1 Decidindo o seu Destino

O processo de decisão de uma viagem é uma tarefa bastante pessoal, mas pensar em alguns pontos pode ajudar a tomar a melhor decisão possível para a sua necessidade. Para decidir o seu destino o melhor é ouvir seu coração, que lugar no mundo te encanta? Que te atrai? Que sempre vem em sua mente quando pensa em viajar? A partir daí, o próximo passo é considerar quanto tempo disponível você terá para viajar, isso interfere tanto na distância geográfica até o destino ou se você poderá fazer outras escalas. A época do ano vai determinar que clima estará predominante no momento da viagem e finalmente se estará em baixa ou alta temparada, quando o destino estará mais vazio, o atendimento será mais personalizado e os preços de passagem e alojamento estarão mais baratos ou não, respectivamente!


2.Preparação

2.1 Documentos

A maioria absoluta das viagens internacionais exigem passaporte e muitos países exigem visto, confira com todo cuidado essas informações antes de efetivamente comprar a viagem (passagem+hotéis) e se você conseguirá em tempo hábil obter os documentos necessários. Em alguns destinos também é exigida vacinação para doenças específicas, se informe bem sobre isso.

2.2 Passagens

Existem muitos "estudos" na internet sobre qual o melhor momento de comprar as passagens, o que temos que considerar é a antecedência de compra, na maioria dos casos quanto maior a antecedência menor é o preço. O que eu faço é pesquisar em agregadores de companhias aéreas o melhor preço mas fecho o negócio diretamente nos sites de companhia aérea, e para conseguir me organizar eu prefiro pagar todo o valor da passagem antes de embarcar, então se você veio atrás de uma resposta para a pergunta "Qual é a antecedência ideal para comprar a passagem?", para mim são de 4 a 5 meses, assim a minha passagem já está paga no momento em que eu embarco.


2.3 Reservas de Hotel

A escolha da hospedagem normalmente se apóia no tripé preço, conforto e localização, se tiver preço bom uma das outras duas bases será prejudicada, ou perde conforto como tamanho do quarto (ou serviços associados) ou perde em localização, o que pode fazer você gastar mais com o transporte na cidade. Tente analisar como você é realmente, tente não se privar de coisas importantes para você mesmo que isso signifique gastar mais. Eu normalmente uso os sites que apresentam vários hotéis sabe, estilo booking, trivago, tripadvisor, que sempre apresentam promoções bacanas, para não se arrepender ou se surpreender com o tamanho do quarto dá uma olhada específica nesse item, todos os hotéis apresentam essa informação, um quarto duplo com menos de 14m2, provavelmente vai parecer apertado e manejar as malas ficará complicado. E, se for ficar por mais de 4 dias vale a pena ficar em um flat, que tem uma estrutura que ajuda a economizar na alimentação, pois você pode fazer suas própria comida e intercalar com idas aos restaurantes. Além de proporcionar um prazer que poucos usufruem, ir ao supermercado lotado de importados, hehehe!


2.4 Cambio

Aqui a dica vai ser bem genérica pois depende da situação do dia em que for realizar a troca, se a coisa estiver muito instável, reserve partes do dinheiro para trocar quando as baixas forem relevantes, ou faça um cartão Travel Money que pode ser "carregado" com a moeda escolhida (cada cartão é para uma única moeda) pela internet, viu que a moeda deu uma caída corre no site do banco e faz a compra. Além disso, é sempre bom equilibrar os meios de pagamento, tenha uma certa quantia em espécie (dinheiro vivo) e uma parte em cartão pré-pago e uma parte em cartão de crédito, assim você tem liberdade e capacidade de pagar por uma coisa caso não aceitem determinado tipo de meio de pagamento.


2.5 Seguro de Viagem

O seguro de viagem é item praticamente obrigatório, que pode te livrar de apuros caso você precise. Não que a gente deseje que aconteça algo errado. Muitos cartões de crédito oferecem o seguro se você comprar as passagens pagando com ele.


2.6 Viagem

Uma dica que eu não praticava e achava besteira até sofrer na pele, volto a esse assunto mais para frente, leia todos os e-mails recebidos da sua companhia aérea, inclusive os de checkin eletrônico, mesmo que você prefira fazer presencialmente, algumas informações sobre o voo podem mudar como dia e horário, sim pasmem essas informações podem mudar e é melhor saber o quanto antes para evitar transtornos maiores.


2.7 Documentos necessários

No dia da viagem faça um checklist com a documentação que precisa levar, passaporte, comprovante do seguro viagem, vouchers dos hotéis, etc... que serão úteis na hora do embarque e nas entrevistas das imigrações.



2.8 Mala de mão

A mala de mão é um super salva vidas, nela você coloca seus itens de valor, eletrônicos, documentos, por isso nunca a perca de vista, nunca desencoste dela, rs! Além disso, leve uma troca de roupas para qualquer eventualidade com a sua bagagem que foi despachada, sim merd*** acontecem e quanto mais preparado você estiver mais de boa vai ser! Finalmente, não é permitido carregar armas, objetos cortantes ou pontiagudos e líquidos/pastosos em frascos de 100ml ou mais, mesmo que não estiverem cheios. Não adianta chorar, vai tudo para o lixo se quiser embarcar.

Nas próximas postagens os nossos destinos de 2015 e as dicas de cada um deles:

Paris (aguarde)
Amsterdã (em breve)
Roma (em breve)

continua...

Comentários

Postagens mais visitadas