Poucas (e boas) Palavras sobre a 36ª Casa de Criadores

Felipe Fanaia (Marcelo Soubhia/Agência Fotosite) 

Essa Casa de Criadores veio grande, maior que as últimas edições, com 4 dias (entre 27 e 30 de outubro) diretamente do Vale do Anhangabaú em uma estrutura montada especialmente para o evento, ocupando e dividindo o espaço público, trazendo cultura e vida ao centro antigo de São Paulo, essa temporada foi marcada por estréias muito interessantes e uma despedida dramática que deixou o público boquiaberto, tem que se registrar a saída em grande estilo de Walério Araújo.

Continuando, a Casa é dos raros eventos em que a Moda Masculina é retratada com tanto ou ainda mais primor e exigência que as propostas de moda feminina, diversas marcas e estilistas desfilaram com competência suas idéias para um público cada vez mais barbado, meio dândi, moderno e antenado às tendências do mundo da moda, tão duro, restritivo e esquizofrênico, as vezes tem mais o jeitão dos homens do que das mulheres!

Cada um dos desfiles que destaco em imagens do Marcelo Soubhia/Agência Fotosite, tiveram pontos fortes seja no storytelling, seja no incômodo causado, nas provocações, na elegância, nos acertos precisos de modelagem e qualidade dos tecidos, alguns trabalhos mais lapidados e prontos para serem absorvidos com delicadeza e tantos outros brutos, originais e carregados de potencial artístico que só quem possui quociente elevado seja o inteligente ou o emocional conseguem enxergar.

Criticar individualmente cada um deles seria invadir demais um universo, todo pensado, estruturado e porque não dizer com uma razão individual de ser e existir. Em mais essa edição tive o prazer de ver de perto um dia todinho de desfiles que certamente representam boa parte do ano de diversos profissionais, por isso deixo essas profundas análises para os espectadores em rodas de bate papo ou nas mesas de bares, que assim como eu se deliciaram com o que viram. 

As temporadas da Casa de Criadores são notadamente os últimos redutos dos desfiles das criações de moda sem as amarras torturantes da produção estritamente comercial, o produto feito e pronto para vender. Ao que parece para desde o mais leigo espectador até os mais experientes críticos do ofício da costura que os criadores da Casa são apaixonados, românticos, perturbados e perturbadores. Não dá exigir menos do que emoção desses valentes artistas. Escrevendo assim, eu faço como meus admirados e empresto um pouco de paixão, romantismo ao meu texto. Espero que esteja minimamente condizente, pois expressar subjetividade com palavras não é das tarefas mais fáceis que existem.

Enfim, obrigado André Hidalgo, queridos estilistas e demais envolvidos, já estou ansioso pela próxima edição!

2Dois/Rober Dognani (Marcelo Soubhia/Agência Fotosite)
Hangar 33 / Igor Dadona ( (Marcelo Soubhia/Agência Fotosite)
Jadson Raniere / Arnaldo Ventura (Marcelo Soubhia/Agência Fotosite)
Danilo Costa / Rafael Caetano (Marcelo Soubhia/Agência Fotosite)
Felipe Fanaia e Luiz Leite (Marcelo Soubhia/Agência Fotosite)
Gustavo Carvalho / Raphael Debei (Marcelo Soubhia/Agência Fotosite)
Luiz Leite (Marcelo Soubhia/Agência Fotosite)

Comentários

  1. A Casa de Criadores como você falou é o único evento que abrange a moda masculina tão aprofundada como a feminina. Porém essa temporada a masculina ganhou um destaque à mais

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Sonho um dia ir a uma Casa de Criadores, acho o evento o máximo!!
    Adorei sua publicação, e a coleção também, claro!

    http://luoucuras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe a sua opinião!

Pessoal os comentários são moderados, só aparecem após aprovação. Obrigado por participar!

Postagens mais visitadas