Primeiras Impressões


Neste mundo moderno, seria justo dizer que imagem conta muito. Vivemos em um lugar superficial, onde sua aparência e estilo são analisados por todos desde o momento que você acorda até o momento que você rasteja em direção a sua cama para dormir.

Primeiras impressões são tudo. Vivemos em cidades em que a vida se move rapidamente e não há tempo para que as pessoas nos conheçam a fundo e nem vai haver oportunidade de dizer “você vai gostar de mim quando me conhecer melhor”. Humanos são inconstantes prepotentes e gostam de julgar. Ambos os sexos vão desenvolver poderosas opiniões sobre você só pelo que é visto pela superfície. O famoso "julgar o livro pela capa". Não há como escapar. Em qualquer situação que exija interação humana, suposições serão feitas logo nos primeiros olhares. Poderíamos nos ancorar na ideia de que a personalidade e as coisas que a gente leva por dentro são mais importantes, porém, é mais seguro apostar que ninguém quer ser associado com o corcunda de Notre Dame.


Costuma-se dizer que nosso estilo é um reflexo direto de nossa personalidade. Você pode ser muito extrovertido, emotivo, e cheio de energia. Seu estilo pode representar isso com cores vibrantes ou vestindo algo único e individual. Por outro lado, você pode ser mais conservador, reservado e quieto preferindo vestir peças que são simples e suaves, porem clássicas. Isso é certamente verdade até certo ponto. As vezes o que você veste pode ser mais um esquema social do que uma reflexão pessoal.

Eu já disse em outros artigos que penso que antes de mais nada você deve se sentir confortável naquilo que veste. Isso já é a metade da batalha de se vestir bem. Então, algumas pessoas (inclusive eu) adotam uma abordagem mais descontraída para seu estilo. Gostamos sim de nos vestir bem e conseguir arrancar das pessoas primeiras impressões positivas, mas não precisamos parecer que saímos de uma foto da revista GQ o tempo todo. No entanto, devemos manter um nível aceitável de consistência e decência. Sinta-se livre para experimentar, não desenvolva um conjunto muito particular e fechado de regras e diretrizes para seu estilo que te deixe relutante a experimentar algo novo ou diferente, mas sempre tenha os básicos que você sabe como usar e montar um look bacana. Autoconfiança, postura e comportamento vão tomar pedágio aqui.



Como leitor deste site, não tenho dúvida que você leva sua aparência muito a sério e que reconhece a importância em se vestir bem. Entende o impacto que isso tem sobre sua vida e está sempre procurando melhorar e manter-se bem. Sabe que imagem é importante, e consequentemente, nossa obsessão com imagem também. Primeiras impressões podem sim impactar em seu sucesso.

Gustavo Topolansky, 22, estudante de design gráfico, vive em São Paulo, e acredita que é possível conhecer uma pessoa pelo sapato que ela calça. Escreve quinzenalmente, às quintas, aqui no Dândi Moderno. (Excepcionamente esta segunda!)

Comentários

Postagens mais visitadas