Vert, tênis sustentáveis serão comercializados no Brasil

A VERT, marca de tênis sustentável, sucesso na Europa com o nome VEJA, chega ao Brasil em setembro. A marca surgiu depois que François-Ghislain Morillion e Sébastien Kopp largaram seus empregos na área administrativa e partiram para uma viagem que durou um ano, buscando aprender como projetos sustentáveis poderiam impactar o mundo.

Após a viagem, em 2005, os amigos resolveram criar a VERT (verde em francês). Hoje, ela é uma equipe multi-cultural espalhada entre Paris, Londres, Berlin, Milão, Rio Branco, Fortaleza, Novo Hamburgo, Rio de Janeiro e São Paulo.

A coleção que chega no Brasil tem os seguintes modelos:

Volley - é o modelo ícone da marca e foi inspirado nos tênis de Voleibol dos anos 70,
Tauá - modelo de alto verão, e
Esplar - o novo estilo da estação.

Uma curiosidade é que os calçados tem fabricação 100% brasileira desde o início da marca. O algodão utilizado nos tênis é cultivado, sem insumo químico, por associações de agricultores. São aproximadamente 700 famílias que seguem o princípio da agroecologia, um modelo agrário de desenvolvimento sustentável.

Os agricultores fazem parte de associações e cooperativas apoiadas pelos Projeto Dom Helder, Embrapa Algodão e Esplar (Escritório de Planejamento e Assessoria Rural). Com esse apoio, os agricultores comercializam uma pluma certificada de algodão orgânico para a fabricação dos fios, com os quais é confeccionada a lona utilizada nos tênis, e o fazem diretamente com a VERT, a um preço justo.

A borracha vem da cooperativa Chico Mendes que, em parceria com o WWF e o Governo do Acre, são responsáveis por 40 famílias de seringueiros, que extraem a matéria prima do coração da Floresta Amazônica. Eles também seguem o modelo de comércio justo, por isso os seringueiros possuem sua propriedade e são donos do seu próprio negócio.

O couro utilizado no produto também passa por um processo diferente: ao invés de ser tratado com cromo, o couro é curtido com extratos de acácia, um tanino natural e não poluente.

Lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Recife comercializarão a marca, que deve expandir seus pontos de venda e sua coleção no Brasil até o primeiro semestre de 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas