15 de maio de 2010

Semana Anti Racismo - 13/05

Embalado pela semana Anti Racismo, o dia 13 de maio é dia Nacional Anti Racismo, gostaria de propor um já conhecido debate, a presença de modelos negros em desfiles e passarelas. Ok, o tema poderia até se expandir para novelas, pois na recém acabada novela das 8 da Globo, embora com uma pseudo protagonista negra, os únicos negros da novela eram de sua família, ou bandidos da favela...

Nos esportes e na música os negros já são grandes ídolos, porque não expandir esse reconhecimento para outras áreas que logicamente precisam de representantes de todos os tipos, credos e cores?

Por isso, resolvi fazer uma rápida pesquisa sobre modelos negros no mundo e no Brasil, daí peguei 10 exemplos bacanas de modelos negros masculinos (com muito custo, se mulheres modelos negras já é difícil imaginem achar modelos negros masculinos), e segue a listinha...

No site Models.com eu encontrei o David Agbodji, que é considerado pelo site, o modelo #7 do Mundo, até que não está mal, se não fosse o único negro até chegar a posição #39...
David Agbodji

David Agbodji

... a posição #39 que pertence ao Nate Gill, daí sim os únicos dois representantes do TOP 50 do referido site.
Nate Gill

Nate Gill


Já em minha busca nos sites das agências de modelos nacionais, encontrei no da 40°, o modelo Alexandre Cerqueira, Bernardo Braga, Cris Lima e o Danilo Ferreira.

Alexandre Cerqueira


Bernardo Braga, Cris Lima e o Danilo Ferreira


Na Lequipe, os encontrados foram os modelos Ramirez e Edson Novak, o Edson eu já tive oportunidade de conhecer em um desfile da Casa de Criadores, muito gente fina... já na Ford Models busquei os José Roberto, e o Fábio Meirelles.

Ramirez , Edson Novak e o José Roberto

Fabio Meirelles


E finalmente buscando em agências exclusivas de modelos negros achei o André Milagres, na HDA, lá sim encontrei muitos modelos masculinos, mas todos classificados como "Modelo Comercial", modelos Fashion/Passarela só mulheres.

Agora eu gostaria de abrir espaço para discutirmos o que acontece no mundo e no Brasil... porque a situação ainda é essa depois de tantos avanços contra o Racismo, com tantas campanhas contra o preconceito, até mesmo as quotas em desfiles, mas os modelos negros não tem a projeção comum a qualquer modelo.

E aí o que vocês acham disso?

Abraços
Paulo Mamedes

5 comentários:

  1. Seu blog dispensa comentários sempre..

    Só dois hein? Eu ja imaginava...

    ResponderExcluir
  2. Fantasticos eles....
    Pena serem só esses!!

    biju biju*

    ResponderExcluir
  3. bem legal... http://entrejeansdobradocamisasabertas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. lamento realmete existir preconceito no mundo da moda
    espero que um dia o racismo acabe.

    ResponderExcluir
  5. mto bom heim! principalmente os modelos....

    ResponderExcluir

Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos. (Fernando Pessoa)

Deixe a sua opinião!

Editor

Minha foto
São Paulo, Brazil
PÓS-GRADUADO EM MODA E CRIAÇÃO - Faculdade Santa Marcelina - SP Já realizou trabalhos como personal stylist, CONSULTOR DE MODA e colunista de moda