O que há por trás da moda masculina atual


A moda masculina também é vaidade e elegância, atributos relacionados às mulheres. Atualmente o homem está mais liberal, mas não é novidade dizer que ele já se enfeitou muito. Os brincos, saias, meias justas, maquiagem, perucas, bordados, laços, saltos, cores vivas etc. sempre fizeram parte do guarda-roupa masculino, durante muitos períodos do passado.


A Revolução Industrial desfez a necessidade que o homem tinha de se impor pelo que veste, passando a se impor pelo que produz, a roupa do homem torna-se a roupa de trabalho. Poucos homens atuais, arraigados de complexos e repressões, sabem que na Mesopotâmia, mais de 3.000 a.C os homens usaram brincos antes das mulheres. Na Roma Antiga usavam saias curtas, no início do Renascimento usavam meias coloridas e túnicas, chamadas de gibão, o antecessor do paletó. Durante o Barroco e o Rococó os homens usavam pó de arroz, perucas, laços, bordados, rendas, salto e tecidos ornamentados.


No Romantismo, do século XIX, surge com George Brummel (foto) o estilo dândi, a sofisticação levada às últimas conseqüências. Os anos seguintes mostraram os seus seguidores, tais como, o “almofadinha” dos anos 1920, o “janota” dos anos 1950, os “yuppies” dos anos 1980 e finalmente os “mauricinhos” dos anos 1990.


A chegada do século XX, trás poucas mudanças nas roupas masculinas, os clássicos calça comprida, paletó, colete e gravata perduram. O homem inicia uma tendência a libertação no fim dos anos 1960 e início dos 1970, com o advento da moda unissex, proveniente da filosofia hippie.


Nos anos 1980, o dia-a-dia recebe itens da moda esportiva, além de se valorizar aspectos de individualidade, para atingir a diferenciação. Nos anos 1990, a moda sofre inúmeras influências, o despojamento é permitido, mas sem deixar de se preocupar com a aparência.


Atualmente a liberdade é grande, como demonstra o casual day, às sextas-feiras. A moda influencia e recebe influências de outros setores, contextualizando o seu tempo.



Resumo da fonte: BRAGA, João. Reflexões sobre Moda: O que há por trás da moda masculina atual, volume III:. 2. ed. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2008.

Comentários

  1. pelos padrões de hoje, na corte de Luis XIV, todo mundo era drag, querido!

    ResponderExcluir
  2. às vezes eu acho que a moda masculina deixa todos os homens iguais...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe a sua opinião!

Pessoal os comentários são moderados, só aparecem após aprovação. Obrigado por participar!

Postagens mais visitadas