No tempo da vovó



Nos tempos da vovó, pirataria não era crime, ou melhor, copiar roupa não era pirataria.

Me lembro muito bem quando eu era criança que as vós, mães e tias ficavam com as revistas Moda Moldes nas mãos, conversando muito animadamente, enquanto tiravam o molde para copiar o look da novela, aliás nem falava "look".


E agora com esses tempos de fast fashion, onde tudo é copiado e tudo é mal falado, as empresas que mais crescem em mercado são justamente essas de fast fashion, Zara, H&M, Top Shop, Uniqlo, etc... é só uma profissionalização da costureira que fazia o seu "modelo".


Mas e agora, fazendo a analogia o Moda Moldes era uma cópia doméstica, hehehe, que não pretendia o lucro, ou seja uma pirataria branca... já as lojas de hoje em dia...


Alguns argumentos podem ser verificados em ambos os lados, e todo lado tem mais dois lados:

lado da grife e o lado do cliente, os contras e os a favor.


Para o consumidor, se não houver cópia você terá uma peça "exclusiva", se houver cópia não será necessário pagar caro pela "mesma" coisa.

Para a grife, se não houver cópia há um retorno financeiro pelo trabalho feito, se houver cópia é porque a roupa ficou boa... rsssss , só copiam coisas boas.


Esse assunto é polêmico e excelente pra ser discutido em uma mesa de bar, onde no início todos debatendo com verocidade, depois de poucos drinks muitos já se abraçando e comemorando.


Quem quiser marcar um boteco!!!??? Só chamar.


Abraços

Paulo Mahham

Comentários

  1. Detalhe que eu falo da Moda Moldes e coloco a capa da Molde e Cia... hehehe

    Será que eu já tinha bebido antes de postar!!!

    ResponderExcluir
  2. Sou a favor da democratização da moda, ou melhor, das tendências. As Zaras e companhia tiveram o mérito de permitir a uma franja muito maior da população o acesso às últimas tendências, algo que antes não era possível. Não em tão grande escala, pelo menos. É claro que o reverso da medalha é a banilização de certos conceitos, fazendo com que toda a gente pareça uniformizada, mas até isso está mais atenuado, pois as pessoas, sobretudo os mais jovens, estão a aprender a combinar peças e a tirar o maior partido delas. Nada impede que uma das peças mais neutras da H&M, por exemplo, seja combinada com outras coisas de marca (grife). E isso, a meu ver, é uma grande conquista.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Assim não vale, convida pra boteco depois que já tá "altinho"? rs

    Pois é, esse assunto é mesmo polêmico e digno de uma mesa de bar, mas concordo com o Oz aí em cima, a democratização das tendências é uma conquista. Quem pode pagar pelo gostinho de se ter a peça original da marca, paga. Quem não pode, se veste bem com a pirataria.

    bjks

    ResponderExcluir
  4. Como tudo na vida a cópia tem seu lado bom e ruim...rs

    ResponderExcluir
  5. super topo um boteco, ou vanilla.. lembra?

    esse´negócio de "inveja branca"... é muito engraçado..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe a sua opinião!

Pessoal os comentários são moderados, só aparecem após aprovação. Obrigado por participar!

Postagens mais visitadas