Negro na Moda


A quantidade de modelos negros nas semanas de moda no mundo inteiro é sempre um tema polêmico e recorrente. Principalmente no Brasil onde a maioria da população é parda (essa palavra é muito feia), mulata ou negra, as grifes deviam apresentar mais modelos negros nos seus desfiles, editoriais, etc... deveriam representar as pessoas tais como na vida real.
Eu acredito que seja culpa principalmente do preconceito velado que existe no Brasil, mas no resto do mundo também não é diferente.
O modelo da foto é o Armando Cabral e é o modelo negro mais bem posicionado do site Models.com, ficando APENAS em 26 lugar, os critérios são do próprio site.
Eu tentei localizar informações sobre o percentual correto de pessoas da raça negra, e a polêmica não pára por aí... para o IBGE a raça é negra e a cor da pela é preta. Isso pode confundir as pessoas menos avisadas.
Bem, se eu conseguir esses dados que procuro, atualizo aqui, mas acho que deu pra entender o ponto de vista...

Comentários

  1. é tão triste saber, que pra que haja inclusão do negro na moda, será necessario intervenção do ministerio, ou até de ddecreto em pro de cotas nas passarelas, assim como nas universidades publicas..

    (chato,isso!)

    ResponderExcluir
  2. o que é aquele modelo na campanha da cueca da Calvin Klein??
    passo mal...

    ResponderExcluir
  3. Entaum neh...tiop esse assunto já foi assunto no SPFW, ateh Vivienne Westwood, já comentou sobre isso...meu num sei oq acontece mas os negors são sempre comuns em desfiles de verão e talz...nos de inverno quase não tem...em coleções de inverno já se tem um "estereótipo" de EUROPA (brancos), enquanto nas coleções de verão modelos negras são mais comuns!!!
    Eu li em algum lugar q a Vogue Itália do mês de julho (axo) vai ter só editoriais com modelos negras...mas sempre vai ter o preconceito como a Vogue que trouxe o Shaquille O'neal (é assim que se escreve???) carregando a Gisele no colo...e muita gente tipo caiu em cima falando que aquilo era um preconceito...meu axo que isso nunca vai acabar...espero que melhore mas SEMPRE vai ter um preconceito!!!!

    ME EMPOLGAY!!!
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  4. paulo, eu achei que tinha te mandado uma matéria do new york times sobre isso, com dados do ano passado. se não foi pra ti que enviei, basta dar um grito que mando.

    beijão!

    ResponderExcluir
  5. pois é..
    quase sempre não tem modelos negros...
    que pena

    ResponderExcluir
  6. essa coisa da padronagem dos modelos me incomoda
    nem tem modelos com meu tipo fisico... maior triste...

    ResponderExcluir
  7. realmente o número de negros no mundo da moda é baixíssimo.. mas não só nas passarelas e campanhas.. na tv tb.. na política tb.. nos altos cargos tb.. misto de preconceito, falta de oportunidades, culpa da história e descaso público...

    um problema que vai demorar a ser extirpado..


    Jarbas obrigado pelo bonito

    :)

    ResponderExcluir
  8. No brasil as pessoas pensam que o belo e espanhol italiano russo dinamarques , entao como que os negros terao um lugar na moda pois nem na sociedade tem , a sociedade e racista por completa , ela nao aceita um negro vencendo uma pessoa clara a giselle faz sucesso pq conheço muitas negras mais bonitas que ela

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe a sua opinião!

Pessoal os comentários são moderados, só aparecem após aprovação. Obrigado por participar!

Postagens mais visitadas