PARIS


A temporada masculina verão 2008 de Paris acabou, e já faz parte da história, história que começou a muito tempo atrás quando Paris se tornou o berço da moda graças aos investimentos do Rei Luís XIV, conhecido como o Rei Sol, que disse a memorável frase “L' Etat c'est moi” que teve seu reinado no século 17. O Rei Sol era um grande admirador das artes, e era muito vaidoso. Servia-se dos melhores costureiros da época para vestir toda a corte. Também era comum presentear outros monarcas com bonecas vestidas como as parisienses, para difundir a moda francesa.

Por causa desse interesse do Rei, no século XIX, Paris era o maior pólo de artesãos e lojas de tecidos finos do mundo. Com a produção em massa, o preço das peças produzidas começou a cair, era necessário resgatar o desejo pela moda sofisticada, exclusiva, artesanal. Foi aí que surgiu o primeiro desfile de moda da história, em 1858 o grande costureiro Charles Frederick Worth, exibiu as criações numa sala de sua casa, que ficava na Rua Paix, em Paris.

Seguindo o exemplo de Worth, outras maisons de alta costura começaram a surgir, em 1900 por exemplo, eram 20 casas, e em 1925, 72 estabelecimentos, o número mais que dobrou e cada uma empregava pelo menos 100 pessoas.

A multiplicação das maisons deu origem ao calendário de moda, a chamada temporada de desfiles. A partir de 1908 cada grande estilista parisiense apresentava suas criações duas vezes por ano.

As peças eram exibidas em duas etapas: primeiro era a vez dos compradores internacionais, que faziam grandes pedidos. Algum tempo depois eram chamados os clientes particulares. Esse método de apresentação formou a indústria têxtil e os eventos na mídia.

Firmaram-se os pólos de moda Paris, Londres, Milão e Nova York. Onde as semanas de moda são eventos de relevância internacional. Um desfile (que dura cerca de 20 minutos) de uma grande semana de moda custa 500 mil dólares. No Brasil, para efeito de comparação esse valor está na faixa de 500 mil reais.

Comentários

Postagens mais visitadas